Uma empresa é complexa de gerenciar e administrar. É preciso gestionar áreas, pessoas, processos, produtos, clientes, fornecedores, máquinas, segurança, etc. São muitas as questões que merecem a atenção da empresa e que precisam funcionar bem para que a empresa tenha êxito. As demandas são tantas que chega a ser difícil, como CEO, gerente ou diretor, identificar qual a questão mais importante para ser trabalhada ou gerenciada.
Por isso, esse artigo tem o propósito de colocar em evidência os 4 pilares de qualquer negócio. São 4 questões que precisam ter a total atenção da empresa na maioria dos segmentos e mercados existentes atualmente. O descuido de qualquer destes pontos pode comprometer (e muito) o resultado da organização.
Vamos então, ver quais são:
1. Vendas
O jargão é velho, eu sei, mas “nenhuma empresa vive sem vendas“. No entanto (e por incrível que pareça), muitas empresas, sem dar-se conta, colocam as vendas em segundo plano. Isso acontece, principalmente, quando pessoas em áreas de apoio tem muito poder dentro da organização. Contabilidade, fiscal, recursos humanos, produção e qualquer outra área da empresa, deveria sempre perceber a área de vendas como a mais importante da organização e trabalhar para ela, e não o contrario, como muitas vezes acontece.
Existem situações onde os vendedores gastam mais tempo fazendo relatórios para áreas de apoio que em campo realizando vendas. Em outras, os vendedores são os profissionais menos qualificados da empresa, enquanto áreas como contabilidade e fiscal tem profissionais graduados, pós graduados, com remunerações muito maiores. Também é bastante comum encontrar situações onde os vendedores reportam a uma gerência financeira ou administrativa e não a uma gerencia comercial. Estas situações aqui citadas (e muitas outras), não permitem que a empresa possa ter resultados significativos em vendas. Geralmente, estas empresas, apenas mantem determinado volume de venda, ganhando e perdendo clientes constantemente.
Para uma ótima gestão de vendas, vamos deixar aqui 5 dicas rápidas e fundamentais para maximizar seus resultados comerciais:
- Tenha na sua área comercial, os mais qualificados profissionais.
- Mantenha constante alinhamento das ações da equipe com a estratégia do negócio.
- Revise de maneira constante o seu portfolio de produtos.
- Verifique com frequência, o conhecimento da sua equipe quanto aos produtos e sua aplicação.
- Tenha um plano de remuneração variável arrojado.
2. Caixa
Se a empresa tem bom volume de vendas, ela tem caixa, certo? Nem sempre! Apenas uma adequada gestão do caixa pode garantir que a empresa terá recursos para garantir seu pleno funcionamento. E caixa requer GESTÃO (sim, em destaque e com todas as letras maiúsculas).
Gestão significa administração, gerencia. Ou seja, a gestão pede “ação sobre algo”. A gestão não acontece de maneira automática. Por isso, o caixa precisa ter gestão. É preciso que se tenha um fluxo de caixa com projeção, realizado, reuniões de acompanhamento e análise. O caixa precisa ser uma obsessão dentro de qualquer organização. Qualquer desvio de caixa previsto e realizado deve ser identificado e tratado.
Por outro lado, a gestão de caixa permite a empesa conhecer profundamente suas entradas e saídas. E quando se fala de gastos, o desconhecimento sobre os mesmos, é um grande problema que muitas empresas enfrentam. Especialmente as grandes! Quanto maior a empresa, maior é a probabilidade de existir gastos ocultos, que sangram a organização todos os dias. Por isso, a gestão de caixa requer disciplina, ritos, constancia. Quando possível, uma análise diaria, simples e rápida, mas diária.
Portanto, para a melhor gestão de caixa, vamos deixar aqui 4 dicas rápidas:
- Tenha gestão e acompanhamento de um fluxo de caixa diario, semanal e mensal.
- Faça verificação de previsto x realizado, com reuniões periódicas de análise e discussão.
- Defina uma metodologia para revisão e redução de gastos (permanente, não por temporadas).
- Estabeleça metas e indicadores de caixa e monitore-os constantemente.
3. Compras
A área de compras precisa ter status de “prioridade” dentro de qualquer organização. Todo o resultado operacional de uma empresa, pode perder-se em uma má gestão de compras. Por outro lado, a área de compras pode dar a empresa condições de competir em vantagem sobre os seus concorrentes. Por isso, é muito importante que os profissionais da área de compra sejam qualificados e passem por constantes treinamentos e alinhamento com a estratégia do negócio.
Dependendo o segmento de atuação do negócio, as compras podem representar mais de 50% do gasto da empresa, podendo chegar até a 80%. Por isso, é preciso qualificação, processos claramente definidos, metodologia, estudo de mercado, sistemática de avaliação de fornecedores, verificação de preços nas ordens de compra, etc.
Para melhora no seu resultado na área de compras, vamos deixar 7 dicas rápidas:
- Contrate profissionais qualificados e com experiência em negociação.
- Treine constantemente sua equipe de compras.
- Mantenha sistemática de avaliação de fornecedores.
- Realize um encontro anual de fornecedores, para alinhamento da estratégia do seu negócio.
- Faça constantemente pesquisa de novos fornecedores e novas alternativas de matéria prima.
- Mantenha uma Curva ABC de matérias primas, identificando aquelas que terão maior impacto em seus resultados.
- Desenvolva metodologia de S&OP.
4. Estoques
Existem situações onde uma empresa é rentável, mas todo o seu lucro não vai para o caixa da empresa (onde deveria ir) e sim para os seus estoques ou para o contas a cobrar. Uma má gestão dos estoques compromete (e muito) o resultado de qualquer organização.
Por isso, é primordial definir uma metodologia para a gestão dos estoques. Modelos como o Kanban, Fifo, Lifo, ABC e tantos outros são utilizados para garantir que a empresa possa alcançar seus objetivos quanto aos estoques da organização. Escolha um modelo e garanta sua correta implementação. Invista em treinamento, gestão e acompanhamento, o retorno é garantido.
Para a melhor gestão dos seus estoques, vamos deixar 5 dicas fundamentais:
- Contabilize corretamente todo o seu estoque.
- Mantenha a gestão do seu estoque em um ERP.
- Tenha previsão de demanda.
- Defina indicadores de acompanhamento, como prazo médio de estoques, giro de estoques, devoluções, perdas, etc.
- Faça contagem de inventário físico periodicamente.
Mas, e as pessoas?
Talvez você esteja pensando, mas “e as pessoas”? Como é possível não citar as pessoas como um dos pilares do negócio? Na verdade, as pessoas foram citadas em todos os pontos acima mencionados. Tudo o que acima foi citado, é conduzido e gerenciado por pessoas: vendas, caixa, compras ou estoque, precisam de pessoas qualificadas e preparadas para seu sucesso.
Por isso, as pessoas são, e sempre serão, o mais importante. Não há processos sem pessoas.
Pode contar com a Redesenho
Os profissionais da Redesenho tem experiência em gestão. Conhecimento, experiência e metodología são chaves para construção de qualquer processo dentro de uma organização e mais ainda quando o assunto é vendas, caixa, compras e estoque. Por isso, toda a experiência, metodología e conhecimento dos profissionais da Redesenho estão a sua disposição.
Também somos especialistas em gestão de crise, melhoria de performance e transformação estratégica. Navegue em nosso site para conhecer todas as nossas soluções.
Faça um contato conosco e permita-nos apresentar nossas soluções.