Competencias Organizacionais

Competências organizacionais: elemento chave para o sucesso do negócio

Não existe resultado sem competencia. A sorte ajuda, é claro. Mas a sorte não sustenta um negócio ao longo dos anos. É preciso competencia. E uma organização que se preocupa em desenvolver competencia esta construindo bases solidas para o seu crescimento e perpetuidade.

Se bem as competencias organizacionais existem em todas as empresas, mesmo que elas não as tenham inidentificado ou façam algum trabalho sobre as mesmas, é de maior valor quando existe um trabalho direcionado para consolidar e construir as competencias da organização. Esse direcionamento permite que a organização identifique competencias a ser trabalhadas ou até mesmo adquiridas. E este trabalho tem impacto direto nos resultados do negócio.

Essas competencias podem estar relacionadas a questões tecnológicas, de gestão ou comportamentais. E a sua correta identificação permitirá não apenas o desenvolvimento destas competencias, mas também a sua perpetuação, visto que, muitas vezes, as competencias estão em determinados profissionais do negócio e a ausência dos mesmos, poderia comprometer o futuro da empresa.

Com esse breve artigo, objetivamos ilustrar o passo a passo para a construção de um Mapa de Competencias organizacionais e como reforça-las no dia a dia do negócio. São 3 passos muito simples. Vejamos:

1. Identificar as competências organizacionais existentes

Uma empresa estabelecida e operando, não chegou a esse momento pelo acaso. Ela certamente possui competências organizacionais importantes que a levaram a consolidação de uma empresa e de um negócio.

Portanto, faz-se necessário uma profunda reflexão sobre quais foram esses elementos que conduziram a empresa até o momento atual. Resgatar desde a origem da empresa, seus fundadores, passando pela história e os momentos decisivos que antecederam os saltos de crescimento. A partir desta reflexão histórica, é possível identificar competências marcantes que foram diferenciais no crescimento do negócio.

Um barco é uma equipe. Quanto mais competente é a equipe, mais rápido que será o barco.

Um cuidado importante nesta etapa do processo é evitar o “romantismo” ou a “maximização” de fatos não significativos ou relevantes. Termos como “visão do fundador” precisam ser traduzidos em uma competencia real e clara. Não é raro que empresas identifiquem competencias não palpáveis e fundamentadas em ideias excessivamente “românticas” e pouco objetivas.

2. Mapear as competências organizacionais desejáveis

Uma vez identificadas as competências existentes na organização, o seguinte passo pede que sejam mapeadas as competencias desejáveis para o negócio. São competências que de fato são decisivas para o sucesso do negócio e não necessariamente são as mesmas mapeadas no ponto anterior. Algumas vezes, competencias existentes no negócio são relevantes, mas não decisivas. E neste ponto, fazemos ênfase apenas em competências relevantes e decisivas para o sucesso do negócio.

Nesta etapa, é fundamental trazer a mesa dados e informações sobre o mercado, os clientes e competidores. Estes dados devem ser analisados e discutidos com profundidade, e livres de suposições ou “achismos”. A recomendação é que esta etapa do processo seja feita e conduzida sob a direção de uma equipe ou profissional externo ao negócio, preparado e capacitado para provocar o pensamento e a reflexão sem possíveis contaminações vividas no dia a dia da empresa.

3. Adquirir as competências faltantes

Concluído o mapeamento das competências desejáveis, é hora de ir em busca de competências faltantes ou pouco desenvolvidas. Para isso, são 3 os meios mais efetivos para o desenvolvimento dessas competências dentro do negócio. São eles:

Treinamento

O meio mais econômico de obter ou potencializar uma competência organizacional é o treinamento. Os treinamentos devem ser conduzidos de maneira intencional e estruturada, com o claro objetivo de elevar a competência organizacional. Os treinamentos internos, realizados por profissionais do próprio grupo organizacional podem ser programados e realizados com frequência e tem baixíssimo custo, se comparados aos seguintes pontos que serão recomendados.

Também é possível buscar conhecimento com treinamentos externos, cursos técnicos, especialização ou MBAs. Nesse caso, é importante criar uma cultura de replicação dos conhecimentos adquiridos, para que possam se extender a mais pessoas da organização.

Contratação

Uma segunda alternativa para trazer competências a organização é a busca no mercado, de profissionais que possam trazer essa competência. Se por exemplo, foi identificado que a competência de fusões e aquisições é estratégica para o crescimento do negócio, buscar um profissional no mercado que tenha experiência nesta área pode ser um investimento com retorno significativo no curto prazo, mesmo que isso represente um incremento no Headcount da organização.

Este ponto também deve estar conectado ao plano de sucessão organizacional, onde precisamos garantir que todos os profissionais chaves dentro da empresa tenham abaixo de si, um profissional sendo preparado para a sua sucessão. Não existindo esse profissional dentro da empresa, é fundamental agir rápido e buscar no mercado um profissional para ser colocado no plano de sucessão e absorver o conhecimento enquanto há tempo.

Aquisição de empresa

Este terceiro meio para adquirir uma competência é o de maior investimento, porém, em muitas situações indispensável para incorporar competência a uma organização.

Não é pouco comum que uma competência organizacional desejável não possa ser encontrada em um profissional específico ou em algum treinamento. No entanto, essa competência existe dentro de uma organização concorrente ou até mesmo, de outro segmento.

A aquisição de uma empresa pode sim ser uma estratégia para aquisição de competência.

Competências relacionadas ao desenvolvimento de uma tecnología específica, alcance logístico ou geografia da força de ventas podem ser incorporadas ao negócio, com maior probabilidades de retorno, por meio da aquisição de uma empresa. Logicamente, é um processo muito pontual que precisa ser corretamente avaliado e conduzido, mas que sem dúvidas, pode ser relevante para o alcance dos resultados que a empresa deseja.

Pode contar com a Redesenho

Os profissionais da Redesenho tem experiência no desenvolvimento de competências organizacionais. Conhecimento, experiência e metodología são chaves para construção de qualquer processo dentro de uma organização e mais ainda quando o assunto é vendas, caixa, compras e estoque. Por isso, toda a experiência, metodología e conhecimento dos profissionais da Redesenho estão a sua disposição.

Também somos especialistas em gestão de crisemelhoria de performance e transformação estratégica. Navegue em nosso site para conhecer todas as nossas soluções.

Faça um contato conosco e permita-nos apresentar nossas soluções.


Avatar

Bernardo Reinke

Bernardo Reinke é engenheiro comercial, graduado pela UDCA, em Bogotá na Colômbia. Tem mais de 25 anos de trajetória profissional, desenvolvida no Brasil, Argentina, Peru, México e Colômbia. Especialista em Planejamento Estratégico, Fusões e Aquisições, Marketing Digital e Internacionalização de empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *